Pós-graduação no exterior: encontrando universidades e orientadores passo-a-passo

Então, depois de ler os posts anteriores sobre porque fazer pós-graduação no exterior e em que consiste cada grau de formação, você decidiu fazer pesquisa. Tem maluco para tudo neste mundo, mesmo.  Agora, você está mais perdido que Adão no dia das mães e não sabe por onde começar.

“Claro que sei! Vou fazer o teste de proficiência*! Certo?” – Diz você, iludido.

Não! Errado! Antes de qualquer coisa, você tem que pesquisar as possíveis universidades e orientadores para te guiar no restante do processo. Isso porque a nota exigida para os exames de proficiência (TOEFL, IELTS etc – no caso de países com língua inglesa)  depende da universidade que você escolher. Como você provavelmente terá algumas em mente para se candidatar, basta ter como base a maior nota entre as notas mínimas por elas exigidas.

Mas, espere aí: antes de escolher as universidades e orientadores, você não deveria escolher o tema de sua pesquisa primeiro? Bem, não necessariamente. Se você já tiver um tema em mente, ótimo! Facilita bastante o processo, porque você vai pesquisar os professores que possuem interesses de pesquisa (research interests) similares aos seus. Mas se não tiver o tema definido ainda, não se preocupe: olhando os interesses dos professores em cada universidade, pode lhe surgir um insight. De qualquer forma, é bom você ter uma área de interesse geral em mente, certo? Senão, vai demorar para focar a sua pesquisa.

*Se você não sabe nem que diabos é teste de proficiência, não se preocupe: este domingo irá ao ar nosso primeiro e-book e ele será sobre exames (incluindo estes benditos).

Escolhendo possíveis universidades 

Antes de pensar em escolher, é importante listar todas as universidades que possuem o seu curso no seu país (ou países) de preferência. Para isso, existem algumas ferramentas disponíveis além do Google, como o site que mostraremos abaixo, de design super simples e fácil de mexer.

Hotcourses

O Hotcourses permite que o candidato escolha diversos filtros como país(es), assunto e nível de estudo. Na hora de escolher o nível, lembre-se que nem todas as universidades exigem que você faça mestrado antes de fazer doutorado, ok?
O Hotcourses permite que o candidato escolha diversos filtros como país(es), assunto e nível de estudo. Na hora de escolher o nível, lembre-se que nem todas as universidades exigem que você faça mestrado antes de fazer doutorado, ok?
Quando você escolhe seus filtros, o site gera uma lista com todas as universidades encontradas. Cada item lhe direciona para uma página apresentando a universidade, sua localização, histórico etc. Nem sempre esta página possui um link direto para o site da universidade em si, mas o Google faz isso por você.
Quando você escolhe seus filtros, o site gera uma lista com todas as universidades encontradas. Cada item lhe direciona para uma página apresentando a universidade, sua localização, histórico etc. Nem sempre esta página possui um link direto para o site da universidade em si, mas o Google faz isso por você.

Rankings

Os rankings são úteis para comparar universidades, ter uma noção básica de que posição elas ocupam frente às demais, mas só.  A posição em rankings gerais não deve ser encarada como fator decisivo na escolha da sua universidade – outros fatores também devem ser levados em consideração, tais como: rankings específicos para o seu curso (uma universidade top em engenharia não necessariamente oferece os melhores cursos na área de saúde), localização e outros fatores relacionados como custo de vida, política para alunos estrangeiros, pré-requisitos exigidos do candidato, e principalmente a relevância dos interesses de pesquisa do corpo docente para o seu tema.

Sabendo disso, seguem links para os melhores rankings disponíveis na Internet:

a)       Rankings mundiais:

b)       Rankings específicos para os EUA

*Veja slides do EducationUSA explicando como utilizar estes dois dos principais rankings norte-americanos!  

Escolhendo os orientadores

Como já foi dito, achar professores com interesses de pesquisa relevantes ao tema que você escolheu é o que deve determinar a sua lista de universidades favoritas. É claro que você também pode optar pelo contrário – se o seu sonho é estudar no MIT, nada impede que encaixe o seu tema nos interesses de pesquisa disponíveis por lá.

As próximas 5 imagens mostram um passo-a-passo bastante explicativo para achar esta informação nos sites das universidades. Usamos como exemplo a CU Boulder, no Colorado, mas a estrutura dos sites é bastante parecida, especialmente entre as universidades norte-americanas. O ideal é que você faça este procedimento para todas as universidades listadas no Hotcourses, o que levará mais do que um certo tempo e paciência.

2)Procure  o link para “Colleges and schools”. Seu objetivo é encontrar a página específica para a sua grande área.
1) Procure o link para “Colleges and schools” dentro de “Academics”. Seu objetivo é encontrar a página específica para a sua grande área.
3)Encontre o “college” relacionado à sua área de formação ou área pretendida.
2) Encontre o “college” relacionado à sua área de formação ou área pretendida.
5)Escolha o curso específico ao qual pretende se candidatar.
3) Escolha o curso específico ao qual pretende se candidatar. Pode ser que você tenha que clicar em outro link “Academics” , antes disso. Procure o link e entre no site específico deste curso.
9)Clique em um por um. Esta parte é muito chata. Vamos escolher esta pessoa interessante de belo nome para exemplificar.
4) Na página do seu curso, procure por “Faculty and Staff”. Depois de clicar em “Faculty”, você terá acesso à lista de professores, cada qual com um link para uma página individual. Clique em um por um. Esta parte é muito chata. Vamos escolher esta pessoa peculiar de belo nome para exemplificar.
10)Você encontrará uma página sobre cada professor, onde devem estar o e-mail para contato e os interesses de pesquisa.
5) Você encontrará uma página sobre cada professor, onde devem estar o e-mail para contato e os interesses de pesquisa.

Feito isso, separe todos os professores cujos interesses forem relevantes para sua pesquisa e faça uma lista (se não é organizado, hora de passar a ser, jovem) com todos eles. Pode sair metralhando e-mail para todos, sem dó; leia-se, mandar um e-mail para cada professor de cada universidade.

Esta tirinha ilustra de modo brilhante o processo de e-mails entre orientador e orientando... rs
Esta tirinha ilustra de modo brilhante o processo de e-mails entre orientador e orientando… rs

Para facilitar a sua vida, criamos um documento com alguns exemplos de e-mails que mandamos em nossas próprias candidaturas (e que foram eficazes já que passamos, beijinho no ombro). Usem com sabedoria! Nada de CTRL C, CTRL V: agora você é um candidato a mestrado ou doutorado, ou seja: agora, a coisa ficou séria. Depois, baseado nas respostas de cada professor, você vai decidindo quais serão as universidades para onde vai se candidatar de fato, olhando quais são os requisitos de cada uma para o curso que você quer etc. Mas isso são outros 500!

Continue ligado no Abroaders que em breve chegaremos lá. 😉

Exemplos de emails
Está esperando o quê? É só clicar e baixar os exemplos que preparamos para vocês!

12 respostas para “Pós-graduação no exterior: encontrando universidades e orientadores passo-a-passo”

  1. Olá, eu tenho dúvida sobre pedir bolsa na capes, faço isso depois que tiver tudo certo com a universidade? Quando ela me aceitar de fato? E se eu não conseguir bolsa na Capes? Como vou fazer? Gastar dinheiro para mandar documentos e fazer provas sem retorno? Estou perdida!! Né ajudem kkk

  2. Um pouco fora do tópico, mas acredito ser válida minha pergunta: Para fazer Phd na área médica a universidade tem como pré-requisito título de mestrado ou bacharel with honors, qual diploma brasileiro é o equivalente ao honor?

  3. Pergunta: Mandei um e-mail pra um professor que selecionei e este me respondeu que não poderia me orientar porque está se aposentando mas ele indicou outros 2 professores. E mandei e-mail para estes 2. Isto é um problema, porque agora vi aqui que devemos enviar para 1 professor de cada universidade! estou preocupada porque até agora nenhum destes 2 responderam.

  4. Pessoal, eu tenho uma dúvida. Se por acaso mais de um orientador me aceitar, eu posso entrar com o pedido de bolsa do ciências sem fronteiras para mais de uma faculdade? Por exemplo, se dois orientadores me aceitarem, posso fazer o pedido para concorrer a bolsas para duas universidades diferentes, ou tenho que escolher apenas uma?

    Obrigada!

  5. Fiquei com uma dúvida referente ao contato com orientador. Esse contato faz parte direta do processo de concessão de bolsa? Como eu devo proceder, considerando que na página pessoal desse possível orientador este diz taxativamente que o processo de seleção de alunos é feito pelo departamento e que ele deleta todos os emails cujo assunto sejam referentes a isso? Abç!

    1. Oi Neto! O contato com o orientador é fortemente recomendado, pois pode ajudar muito na admissão. Porém faz parte da política de algumas universidades e orientadores não permitir este contato prévio entre as partes. Neste caso, você se candidata normalmente, da mesma forma que faria se tivesse um possível orientador, porém ele não poderá dar nenhum auxílio nem “apadrinhar” a sua candidatura, como eles chamam, podendo influenciar na decisão do comitê de admissões. Mesmo assim, se você pesquisou os professores e seus interesses de pesquisa, isso já te ajuda muito a saber para quais universidades se candidatar ou não. Espero ter ajudado! Abs, Nanda Cruz Rios.

  6. Muito bom! Agora se vcs pudessem colocar como conseguir uma bolsa para estudar no Exterior, ou ritmo de estudos para fazer a prova de proeficiência.. entre outros!! XD! Parabéns

    1. Olá Antônio,

      Nosso ebook sobre os exames traz várias informações sobre as provas de proficiência. Faça o download gratuito e aguarde uma edição especial só sobre o GRE.

  7. Gostei muito da postagem.Exatamente o que precisava pois estou meio perdida hehehe.
    Obrigada equipe abroaders! Continuem com as postagens!

  8. Adorei o site pessoal!!
    Estou procurando pós-graduação na área de Arquitetura e Urbanismo no exterior e até agora não tinha achado nenhum site como este, didático e completo!

    Parabéns, ótima iniciativa!

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.