Abroaders

Check list: Tudo o que você precisa para se candidatar a uma bolsa de PhD no exterior (e quanto isso vai custar)

17/04/2014 por Melina Calmon, Ph.D.

Babe graduando

Quem sonha em estudar no exterior muitas vezes se pega naquela inquietação e angústia de pensar em todas as situações que irá enfrentar até o seu objetivo ser alcançado. Universidades e Órgãos de Fomento fornecem milhares de bolsas todos os anos para os mais diversos lugares do mundo (fique ligado que o Abroaders já não tarda em disponibilizar essas informações para você). Estudar em uma Universidade renomada fora do Brasil, não pagar nada e ainda receber por isso… quem não quer?

Hoje estamos aqui para colocar um pouco de realidade no seu sonho dourado. Não é nada desestimulante, é apenas um toque de quem também estava eufórica e entusiasmada por concorrer a uma bolsa de estudos e que no meio do caminho descobriu que nada vem de graça.

Antes, uma introdução: a equipe do Abroaders é formada por estudantes que se conheceram no processo seletivo para bolsas de Doutorado Pleno oferecidas pelo programa brasileiro Ciência sem Fronteiras em parceria com a LASPAU, uma ONG filiada à Harvard. Essa parceria foi lançada em 2012, e a primeira turma iniciou os estudos ainda no ano passado (2013), mas fique ligado, a LASPAU se desvinculará do CsF no ano de 2016, ou seja, A CHAMADA EM ABERTO SERÁ A ÚLTIMA, com os estudantes iniciando os estudos no Fall/2015.

Por que isso é importante?

Além de você ter uma chamada para Doutorado Pleno já em aberto, e com mais de 1 ano para organizar todas as suas coisas, a LASPAU fornece um serviço diferenciado para os grantees e também ajuda a amenizar os gastos financeiros!

CHEGAMOS NO PONTO CRÍTICO E FOCO PRINCIPAL DO ASSUNTO DE HOJE

Financeiro…

A sua bolsa de estudos é algo que será concedido em prol, obviamente, dos seus estudos na Universidade do exterior. Mas para você ser aceito em uma Universidade e na própria Capes/CNPq, alguns custos irão surgir em ordem de ter todos os documentos necessários e provas exigidas. Você pode se candidatar às bolsas oferecidas pela Capes/CNPq ou até mesmo se candidatar somente nas Universidades, por conta própria, ou então, como já mencionado acima, pode concorrer a uma vaga na parceria LASPAU/CsF.

Quais documentos e provas são essas, e quais são os seus custos?

OBSERVAÇÕES:

  1. Foi considerado a cotação do dólar em R$2,20.

  2. Os valores de viagem irão variar de acordo a cidade de origem e a cidade de destino do estudante.

  3. Foi considerado o envio pago das notas para somente uma universidade pois há a possíbilidade de enviar de graça para quatro universidades ou para a LASPAU no dia da prova, logo após a sua finalização.

  4. Os valores para traduções juramentadas irão variar de acordo com o estado de residência do estudante. A quantidade de documentos traduzida também irá variar caso o estudante tenha, além da graduação, alguma pós-graduação ou mestrado. Foi considerado nesse caso a tradução de dois históricos e dois diplomas.

  5. O valor de envio de documentos irá variar segundo a cidade de origem / destino e o serviço utilizado (DHL, Fedex ou EMS)

  6. A Application Fee pode variar de $50,00 a $150,00, depende da universidade escolhida. Foi considerado um valor médio de $120,00 por universidade.

Lembra do nosso guia dos exames? Essas são as provas geralmente exigidas em uma candidatura ao Doutorado Pleno nos EUA, os preços variam de acordo com a cotação do dólar, e os seus gastos também variam dependendo de onde você mora, já que, como falado no guia, a Polimetric não possui centros que aplicam GRE em todos os lugares, e talvez você precise viajar para realizar a prova.

As Universidades requerem o envio dos scores oficiais desses exames, alguns são cortesia, mas para cada envio extra, paga-se uma taxa.

Nitidamente vemos uma grande diferença financeira entre aplicar por si só ou aproveitar a chance e correr para os braços da LASPAU. Além de economizar algo em torno de R$ 2.000,00, você ainda recebe um tratamento personalizado dos seus Placement Specialists.

Realmente é uma oportunidade que não dá pra perder. Então, abra o seu porquinho, guarde a sua mesada, deixe de sair durante alguns finais de semana, e foque no seu sonho!

Quer saber quanto você vai gastar nesse processo? Acesse aqui e faça o download completamente gratuito da nossa planilha personalizada de controle de gastos.