Abroaders

Doutorado sem Mestrado, is this the real life... is this just fantasy?

22/04/2014 por Magno Formiga, Ph.D.

Doutorado sem mestrado?

É possível ser aceito em um programa de doutorado no exterior se eu apenas tenho o diploma de bacharelado?

A resposta é curta: SIM, você pode; mas é claro que algumas exceções existem. Há muita confusão entre alunos de todo o mundo, principalmente brasileiros, que costumam acreditar que é obrigatório ter mestrado para obter o título de Doutor. Sabe de nada, inocente!

Na realidade, é até uma boa ideia aplicar para programas de doutorado logo após o bacharelado, caso tenha em mente um tema inédito e esteja disposto a desenvolver o conhecimento necessário à pesquisa de alto nível de qualidade.

Para quem ainda está em dúvida sobre a veracidade desta informação, separei logo abaixo algumas instituições e programas onde candidatos podem aplicar sem o diploma de Mestre.

O que as universidades esperam do aluno que aplica diretamente para o Doutorado?

Veja bem, tentar um PhD direto apenas com a licenciatura ou bacharelado é possível, mas pode ser bastante competitivo. Por entender que o aluno que acabou de sair da graduação provavelmente não elaborou qualquer tese significativa, a avaliação de potenciais candidatos acaba caindo sobre outros pontos, como os descritos abaixo.

  1. Excelente GPA (Grade Point Average)
  2. Boas cartas de recomendação
  3. Proficiência em Inglês comprovada através do TOEFL
  4. Pontuação expressiva no GRE (Graduate Record Examination)
  5. Um marcante Statement of Purpose (SoP) descrevendo seus interesses acadêmicos e planos profissionais
  6. Quaisquer trabalhos publicados em revistas, anais de congressos e outros periódicos

A Universidade é irredutível. Requer um mestrado e eu não tenho tempo e nem como fazê-lo

Nem tudo está perdido! Vale a pena conversar com o professor que você tem contato na Universidade e também com os responsáveis pelo Graduate Department. É possível que, caso você tenha uma pós-graduação Latu Sensu, a Universidade considere o seu curso como equivalente ao Mestrado previamente requerido.

Se você souber vender o seu peixe, conseguir provar que tem potencial e fizer bons contatos nos programas de seu interesse, não tem erro. Cheque os requerimentos específicos de cada departamento, planeje as suas aplicações e corra para o abraço!