Abroaders

Pós-graduação no exterior: encontrando universidades e orientadores passo-a-passo

10/04/2014 por Fernanda Cruz Rios-Ford, Ph.D.

Então, depois de ler os posts anteriores sobre porque fazer pós-graduação no exterior e em que consiste cada grau de formação, você decidiu fazer pesquisa. Tem maluco para tudo neste mundo, mesmo. Agora, você está mais perdido que Adão no dia das mães e não sabe por onde começar.

Claro que sei! Vou fazer o teste de proficiência! Certo?

Diz você, iludido.

Não! Errado! Antes de qualquer coisa, você tem que pesquisar as possíveis universidades e orientadores para te guiar no restante do processo. Isso porque a nota exigida para os exames de proficiência (TOEFL, IELTS etc - no caso de países com língua inglesa) depende da universidade que você escolher. Como você provavelmente terá algumas em mente para se candidatar, basta ter como base a maior nota entre as notas mínimas por elas exigidas.

Mas, espere aí: antes de escolher as universidades e orientadores, você não deveria escolher o tema de sua pesquisa primeiro? Bem, não necessariamente. Se você já tiver um tema em mente, ótimo! Facilita bastante o processo, porque você vai pesquisar os professores que possuem interesses de pesquisa (research interests) similares aos seus. Mas se não tiver o tema definido ainda, não se preocupe: olhando os interesses dos professores em cada universidade, pode lhe surgir um insight. De qualquer forma, é bom você ter uma área de interesse geral em mente, certo? Senão, vai demorar para focar a sua pesquisa.

Se você não sabe nem que diabos é teste de proficiência, não se preocupe: este domingo irá ao ar nosso primeiro e-book e ele será sobre exames (incluindo estes benditos).

Escolhendo possíveis universidades

Antes de pensar em escolher, é importante listar todas as universidades que possuem o seu curso no seu país (ou países) de preferência. Para isso, existem algumas ferramentas disponíveis além do Google, como o site que mostraremos abaixo, de design super simples e fácil de mexer.

* Veja slides do EducationUSA explicando como utilizar estes dois dos principais rankings norte-americanos!

Escolhendo os orientadores

Como já foi dito, achar professores com interesses de pesquisa relevantes ao tema que você escolheu é o que deve determinar a sua lista de universidades favoritas. É claro que você também pode optar pelo contrário – se o seu sonho é estudar no MIT, nada impede que encaixe o seu tema nos interesses de pesquisa disponíveis por lá.

As próximas 5 imagens mostram um passo-a-passo bastante explicativo para achar esta informação nos sites das universidades. Usamos como exemplo a CU Boulder, no Colorado, mas a estrutura dos sites é bastante parecida, especialmente entre as universidades norte-americanas. O ideal é que você faça este procedimento para todas as universidades listadas no Hotcourses, o que levará mais do que um certo tempo e paciência.

  1. Procure o link para “Colleges and schools” dentro de “Academics”. Seu objetivo é encontrar a página específica para a sua grande área. Procure o link para “Colleges and schools”. Seu objetivo é encontrar a página específica para a sua grande área.

  2. Encontre o “college” relacionado à sua área de formação ou área pretendida. Encontre o “college” relacionado à sua área de formação ou área pretendida.

  3. Escolha o curso específico ao qual pretende se candidatar. Pode ser que você tenha que clicar em outro link “Academics” , antes disso. Procure o link e entre no site específico deste curso. Escolha o curso específico ao qual pretende se candidatar.

  4. Na página do seu curso, procure por “Faculty and Staff”. Depois de clicar em “Faculty”, você terá acesso à lista de professores, cada qual com um link para uma página individual. Clique em um por um. Esta parte é muito chata. Vamos escolher esta pessoa peculiar de belo nome para exemplificar. Clique em um por um. Esta parte é muito chata. Vamos escolher esta pessoa interessante de belo nome para exemplificar.

  5. Você encontrará uma página sobre cada professor, onde devem estar o e-mail para contato e os interesses de pesquisa. Você encontrará uma página sobre cada professor, onde devem estar o e-mail para contato e os interesses de pesquisa.

Feito isso, separe todos os professores cujos interesses forem relevantes para sua pesquisa e faça uma lista (se não é organizado, hora de passar a ser, jovem) com todos eles. Pode sair metralhando e-mail para todos, sem dó; leia-se, mandar um e-mail para cada professor de cada universidade.

Esta tirinha ilustra de modo brilhante o processo de e-mails entre orientador e orientando… rs. Esta tirinha ilustra de modo brilhante o processo de e-mails entre orientador e orientando... rs

Para facilitar a sua vida, criamos um documento com alguns exemplos de e-mails que mandamos em nossas próprias candidaturas (e que foram eficazes já que passamos, beijinho no ombro). Usem com sabedoria! Nada de CTRL C, CTRL V: agora você é um candidato a mestrado ou doutorado, ou seja: agora, a coisa ficou séria. Depois, baseado nas respostas de cada professor, você vai decidindo quais serão as universidades para onde vai se candidatar de fato, olhando quais são os requisitos de cada uma para o curso que você quer etc. Mas isso são outros 500!

Continue ligado no Abroaders que em breve chegaremos lá. ;)

Exemplos de emails Está esperando o quê? É só clicar e baixar os exemplos que preparamos para vocês!